Três grandes marcas globais, mas apenas uma poderá deixar sua marca no troféu de Construtores do Mundial de 2025. Essa batalha promete um desfecho dramático no deserto neste fim de semana (6 a 8 de novembro), quando as 8 Horas do Bahrein irão encerrar uma temporada espetacular. Chegando ao evento — a oitava e última etapa do ano, 253 dias após as luzes se apagarem no Catar para o início da temporada — Ferrari, Porsche e Cadillac seguem na disputa pelos títulos de Construtores e Pilotos na classe Hypercar.
O palco para esse tão aguardado confronto é o Circuito Internacional do Bahrein — presença tradicional no calendário do FIA WEC, tendo recebido a categoria em nada menos que 13 ocasiões anteriores.
A pista é conhecida por proporcionar batalhas intensas e momentos memoráveis, com seu traçado largo favorecendo sempre boas chances de ultrapassagem. Entre os principais desafios estão a superfície arenosa e escorregadia, a transição de corrida do dia para a noite e as altas temperaturas dentro do cockpit. O exigente traçado de 5.412 metros demanda muito de pilotos, carros, freios e pneus, com velocidades acima de 300 km/h nas quatro longas retas e cerca de 60% da volta de 15 curvas percorrida com o piloto pressionando 100% do acelerador.
Como tem sido ao longo da temporada, é a Ferrari que lidera o caminho, com 39 pontos de vantagem sobre a Porsche, segunda colocada no campeonato de Construtores, apesar de uma fase recente menos produtiva. Duas das três duplas do Cavallino Rampante também ocupam as primeiras posições na tabela de Pilotos.
A Ferrari 499P venceu as quatro primeiras etapas do ano e – incluindo as 24 Horas de Le Mans -, embora as máquinas vermelhas e amarelas tenham subido ao pódio apenas uma vez desde então — com o #50 chegando em segundo no Circuito das Américas, em Austin —, com 66 pontos ainda em jogo no Oriente Médio, a icônica marca de Maranello continua como favorita ao título.
A Porsche, no entanto, não desistiu da luta — muito pelo contrário. A tradicional marca alemã chega ao Bahrein embalada por uma vitória em Austin e pódios conquistados pelas 963 nas 24 Horas de Le Mans, Rolex 6 Horas de São Paulo e 6 Horas de Fuji.
A Cadillac aparece como azarão, com 61 pontos de desvantagem para a Ferrari, mas a montadora americana e sua parceira britânica JOTA Sport já mostraram em várias ocasiões sua capacidade de surpreender. Em dias inspirados, o V-Series.R se mostrou imbatível — como provam as três poles, duas primeiras filas completas e a vitória dominante em Interlagos. O desempenho no Rolex 6 Horas de São Paulo credenciou a marca a entrar no embate pelo título de 2025.
A disputa está ainda mais acirrada entre os pilotos. Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, no Ferrari #51, lideram com 13 pontos de vantagem sobre o #83 AF Corse, pilotado por Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson, vencedores em Le Mans.
Graças a uma grande recuperação, os atuais campeões Kévin Estre e Laurens Vanthoor reduziram a diferença para 21 pontos após um início de temporada complicado. Já Will Stevens, Norman Nato e Alex Lynn — este, o grande destaque das classificações em 2025 — representam a Cadillac, 34 pontos atrás dos líderes. A etapa marcará ainda a última corrida da carreira de Jenson Button, piloto do #38 V-Series.R, que venceu o GP do Bahrein de Fórmula 1 em 2009.
Fora da disputa principal, a Toyota, campeã de Construtores de 2024, tem sua última chance de conquistar algo concreto em 2025, após uma temporada atípica sem troféus. Das 13 provas realizadas em Sakhir, a Toyota venceu dez, incluindo as últimas oito consecutivas. Kamui Kobayashi detém o recorde da volta na Hypercar, estabelecido em 2021, enquanto Sébastien Buemi protagonizou uma performance impressionante no ano passado para garantir mais um título mundial à Toyota, contra todas as probabilidades.
“Bahrein é um lugar especial para mim e para a equipe, e eu realmente gosto de correr lá”, disse o suíço Buemi, cujo companheiro Brendon Hartley conquistou quatro das últimas cinco poles no circuito. “Tivemos muito sucesso nessa pista, mas 2024 foi particularmente memorável. Lutar para vencer a corrida e o campeonato mundial foi uma sensação incrível. Sei que será difícil repetir isso neste ano, mas vamos dar tudo para encerrar bem a temporada”, completou.
Tudo aberto na LMGT3 - Assim como na Hypercar, há uma disputa tripla também na LMGT3, com Porsche, Ferrari e Corvette na briga. A equipe Manthey, referência no GT, mais uma vez lidera o campeonato com o #92 Manthey 1st Phorm Porsche, pilotado por Richard Lietz, Riccardo Pera e Ryan Hardwick. Eles estão à frente do #21 VISTA AF Corse Ferrari de Alessio Rovera, Simon Mann e François Hériau — trio italiano que perdeu sete pontos devido a uma penalização tardia no Japão.
A diferença entre as duas equipes é de 11 pontos antes das 8 Horas do Bahrein — exatamente a diferença entre o primeiro e o segundo lugares da prova —, o que promete um final “tudo ou nada”.
No time Corvette, Charlie Eastwood, Rui Andrade e Tom Van Rompuy chegam empolgados após a vitória emocionante em Fuji, que os deixou 24 pontos atrás da liderança com o #81 amarelo e preto.
Para aumentar ainda mais o suspense, há 12 meses o #92 da Manthey, então campeão, terminou apenas em nono lugar em Sakhir, onde o pódio foi ocupado justamente pelo #21 (na época #55) e pelo #81 Corvette.
As atividades de pista começam com o treino livre na quinta-feira, 6 de novembro. A classificação – incluindo o importante Top 10 do Hyperpole – será realizada na sexta-feira, 7 de novembro, a partir das 10 horas (horário de Brasília). A corrida terá início no sábado, 8 de novembro, às oito da manhã (horário de Brasília), com transmissão online e ao vivo do Grande Prêmio e do Bandsports, que também exibirá momentos da prova ao vivo no canal por assinatura.
SOBRE O ROLEX 6 HORAS DE SÃO PAULO
De 10 a 12 de julho de 2026, o Autódromo de Interlagos recebe a 5ª etapa do FIA World Endurance Championship (WEC): o Rolex 6 Horas de São Paulo. Com 13 montadoras e 36 carros no grid, o campeonato é referência do automobilismo mundial, reunindo alta performance, inovação e grandes nomes das pistas. Além da disputa das 6 horas de São Paulo, o evento é um verdadeiro festival de esporte, entretenimento e cultura, conectando o espírito vibrante da cidade à paixão global pelo automobilismo.
SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA
O FIA WEC é o principal campeonato do automobilismo mundial, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.
O FIA WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.
Calendário 2026 confirmado
22-23 de março – Prólogo oficial – Lusail, Catar
26-28 de março – 1812 km do Catar – Lusail, Catar
17-19 de abril – 6 Horas de Imola – Imola, Itália
7-9 de maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps – Spa, Bélgica
10-14 de junho – 24 Horas de Le Mans – Le Mans, França
10-12 de julho – 6 Horas de São Paulo – São Paulo, Brasil
4-6 de setembro – Lone Star Le Mans – Austin, EUA
25-27 de setembro – 6 Horas de Fuji – Fuji, Japão
5-7 de novembro – 8 Horas do Bahrein – Sakhir, Bahrein
Fonte: Comunicação Rolex 6 Horas de São Paulo
Assessoria de Comunicação:
Cleber Bernuci