PIRELLI NO FESTIVAL DE VELOCIDADE DE GOODWOOD 2025
10.000 CAVALOS DE POTÊNCIA PARA O P ZERO: UM DESFILE DE SUPERCARROS LENDÁRIOS NA HILLCLIMB PARA COMEMORAR O LANÇAMENTO DA QUINTA GERAÇÃO E OS 40 ANOS DO ICÔNICO PNEU DA PIRELLI
Por Alex
Publicado em 14/07/2025 21:21
ENTRETENIMENTO

A Pirelli marcou a abertura do Festival de Velocidade de Goodwood de 2025, com um desfile de supercarros com uma potência combinada de mais de 10.000 cavalos, para celebrar a estreia da quinta geração de seu pneu P Zero. O evento também homenageou o 40º aniversário de um pneu que foi pioneiro no segmento de ultra-high performance (UHP) quando foi lançado em 1985. Ao longo das décadas, o P Zero equipou os carros mais icônicos do mundo, com mais de 3.000 versões desenvolvidas para modelos específicos, todas focadas em oferecer performance e segurança por meio de inovação tecnológica contínua.

 

Os carros do desfile enfrentaram a famosa Hillclimb de Goodwood, a parte central do Festival de Velocidade, e foram selecionados para mostrar as características que definem o Pirelli P Zero. Liderando o grupo estava a Ferrari F40, originalmente equipada com o P Zero de primeira geração em sua estreia em 1987. Em seguida, o Lancia Delta S4 Stradale, que havia sido equipado com uma versão “zero” do icônico pneu dois anos antes, apresentando um design exclusivo de padrão da banda de rodagem que combinava perfis slick, intermediário e de pista molhada, conforme se utiliza no automobilismo. Depois, houve o Lamborghini Urus SE, o primeiro modelo homologado com o novo P Zero de quinta geração.

 

Representando a nova era dos hipercarros elétricos esteve o Lotus Evija, que já foi o carro de produção mais potente já lançado, equipado com pneus P Zero Trofeo R com a marcação “Elect”: a assinatura da Pirelli para pneus projetados especificamente para veículos elétricos e híbridos plug-in. O McLaren Artura e o Pagani Utopia Roadster foram os primeiros carros equipados com o sistema Cyber Tyre da Pirelli de série. Essa é a única solução de hardware e software capaz de coletar dados em tempo real de sensores dentro dos pneus, que são processados por meio de algoritmos de propriedade da Pirelli e comunicados aos sistemas eletrônicos do próprio carro, possibilitando níveis de funcionalidades antes inimagináveis.

O Porsche 911 Carrera 4 GTS, equipado com os pneus P Zero R, personificou o equilíbrio entre performance, segurança e versatilidade que define a família P Zero. Ao mesmo tempo, o Aston Martin Vanquish Volante - o GT conversível V12 - representou o puro prazer de dirigir. O futuro da mobilidade foi simbolizado pelo BMW Vision Driving Experience: um carro-conceito que antecipa os modelos da próxima geração da marca. Encerrando o desfile de 10.000 cavalos de potência, um carro de Fórmula 1 equipado com pneus P Zero de 18 polegadas, unindo estrada e pista para destacar a famosa herança do motorsport da qual o P Zero nasceu e continua a transferir tecnologia até hoje.

 

A inovação do Pirelli P Zero também se estende à redução do impacto ambiental: durante o Festival de Velocidade, a Pirelli e a JLR - Jaguar Land Rover revelaram o primeiro pneu de série do mercado global feito com mais de 70% de materiais de base biológica e reciclados. O pneu, que também conta com borracha natural com certificação FSC™, é um P Zero desenvolvido de forma específica e estará disponível inicialmente em opções selecionadas de rodas de aro 22 do Range Rover.

 

 

 

A FAMÍLIA P ZERO

 

Hoje, P Zero é uma marca que une de forma inseparável a pista de corrida à estrada, representando uma família inteira de produtos escolhidos por fabricantes de carros premium e prestige em todo o mundo. No segmento prestige, os pneus Pirelli P Zero equipam mais de 50% dos modelos disponíveis no mercado. Os principais produtos da família P Zero incluem: o P Zero de quinta geração, projetado para oferecer alta performance e segurança para veículos de primeira linha; o P Zero E, que combina mobilidade elétrica com sustentabilidade graças à utilização de mais de 55% de materiais naturais e reciclados, com classificação “A” tripla na etiqueta de pneus da União Europeia; o P Zero R, maximizando a performance esportiva e o prazer de dirigir para carros e SUVs de alta performance; o P Zero Trofeo RS, para uso em pista e, ao mesmo tempo, homologado para uso nas ruas; e o P Zero Winter 2, feito para quem busca performance e segurança máximas, mesmo em condições de inverno.

 

Para marcar o 40º aniversário do P Zero, a Pirelli também recriou o pneu original de 1985 em uma edição limitada de 40 jogos. Esse ícone histórico, juntamente com outros modelos clássicos do P Zero, agora faz parte da linha Pirelli Collezione, dedicada aos lendários carros clássicos antigos e modernos. Assim como todos os pneus da linha Collezione, ele reflete o design original e incorpora materiais e tecnologia modernos. Como resultado, a segurança é aprimorada, enquanto a alma esportiva original do carro permanece intacta.

 

 

 

10.000 CAVALOS DE POTÊNCIA: OS CARROS DO DESFILE DO PIRELLI P ZERO EM GOODWOOD

 

Ferrari F40 (1987 – 478 cavalos) – Pirelli P Zero

 

Lancia Delta S4 Stradale (1985 – 250 cavalos) – Pirelli P Zero

 

Alfa Romeo 8C Competizione (2007 – 450 cavalos) – Pirelli P Zero

 

Aston Martin Vanquish Volante (2025 – 835 cavalos) – Pirelli P Zero Corsa

 

Lamborghini Aventador SVJ (2018 – 770 cavalos) – Pirelli P Zero Corsa

 

McLaren Artura (2021 – 700 cavalos) – Pirelli P Zero Corsa

 

Pagani Utopia Roadster (2024 – 864 cavalos) – Pirelli P Zero Trofeo RS

 

Lotus Evija (2023 – 2011 cavalos) – Pirelli P Zero Trofeo R

 

Porsche 911 Carrera 4 GTS (2024 – 541 cavalos) – Pirelli P Zero R

 

BMW Vision Driving Experience (2025 – cerca de 1.500 cavalos) – Pirelli P Zero Trofeo RS

 

Lamborghini Urus SE (2024 – 800 cavalos) – Pirelli P Zero

 

Fórmula 1 (2023 – circa 1.000 cavalos) – Pirelli P Zero F1

 

 

 

Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

Comentários
Comentário enviado com sucesso!