Offline
Miguel Costa entra na Academia de Pilotos da Sauber e bate recorde em programas ligado à F1
27/01/2020 18:13 em PILOTOS

Com apenas 10 anos de idade, brasileiro é o mais jovem piloto a entrar em uma academia internacional ligada a uma equipe de F1 e compete já a partir deste mês com a equipe Sauber Karting Team, ligada à Alfa Romeo

 

 

O Brasil terá seu mais jovem representante em uma academia internacional de pilotos a partir deste ano. Miguel Costa, piloto de kart com apenas 10 anos, foi contratado para fazer parte da Sauber Karting Team, vinculada à equipe Alfa Romeo de F1. O brasileiro, que está na Europa onde participa da temporada completa do WSK (World Series Karting), é o mais novo piloto a ter este tipo de vínculo em um programa de desenvolvimento de talentos ligado a um time na F1.

“Estou muito feliz por receber esse convite para fazer parte do time da Sauber de jovens pilotos. Atualmente, para conseguir vagas em grandes equipes na F1, é necessário passar por uma boa formação nessas academias, então tenho certeza que é um ótimo começo pensando no meu futuro no automobilismo”, diz Miguel.

Miguel teve seus primeiros anos no kartismo competindo nos Estados Unidos, vencendo competições em Miami, na Flórida. O piloto acumulou ainda bons resultados no Mundial ROK de Kart em 2018 e 2019, ano que se mudou para Europa para competir na Itália. Logo em seu ano de estreia na Europa, Miguel foi campeão rookie do Italiano de Kart com três vitórias.

“Tive um ano de bastante mudanças na minha carreira em 2019, mas me adaptei muito bem na Itália e já consegui meu primeiro título por aqui. Espero que em 2020 venham mais conquistas, vou trabalhar para isso”, diz Costa, que estreou pelo Sauber Karting Team no WSK Champions Cup, em Adria, onde competiu na categoria Mini entre 78 pilotos em sua classe.

A próxima etapa do campeonato será novamente neste circuito italiano. Os treinos oficiais do WSK Super Master em Adria começam nesta quinta-feira (30) e as finais de todas as categorias serão no domingo, dia 2 de fevereiro.

Conheça a jovem carreira do piloto brasileiro Miguel Costa:

2011: Aos 2 anos, Miguel Costa ganhou seu primeiro carro elétrico do pai

2012: Com apenas 3 anos, Costa acelerou seu primeiro kart

2013: Costa começou a pilotar um kart de categoria profissional com 4 anos

2015: Nos EUA, Costa conquistou o 3º lugar no Homestead Championship

2016: Com 7 anos, Costa foi campeão na Flórida da categoria Micro com 6 vitórias e 7 poles. Ainda garantiu o vice-campeonato da ROK Cup com uma vitória.

2017: Miguel foi vice-campeão novamente da ROK Cup, desta vez com 2 poles e 2 vitórias. Conquistou também o vice no SKUSA em Las Vegas, sendo o mais jovem vencedor de sua categoria nos EUA com apenas 8 anos.

2018: Subiu para a categoria Mini e seguiu conquistando pódios nos campeonatos americanos. Ainda no mesmo ano, disputou seu primeiro Mundial ROK de kart com apenas 9 anos, vencendo uma bateria e chegando na final em 29º lugar entre os 160 pilotos.

2019: Fez sua primeira temporada completa na Europa. Campeão rookie do Campeonato Italiano com 3 vitórias e um terceiro lugar. No Mundial Rok, terminou em 16º (de 140 pilotos) e em Le Mans ficou em 5º lugar (entre 85 participantes).

 

Jornalista responsável: Rodrigo França

Imagem: Eduardo Slot

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!