Offline
Media Guide - Rally Rota Sul
04/12/2019 19:15 em RALLY

 

Sertões Series encerra a temporada no Sul. Prova volta ao mapa Off-Road depois de 15 anos. Pelotas será cidade anfitriã. A chegada acontece em Porto Alegre.

 

Chega de Saudade. Três meses depois do Sertões e 15 anos desde o último Rota Sul, a poeira volta a subir nas estradas do Sul, de 5 a 7 de dezembro, com largada em Pelotas (dia 6) e chegada em Porto Alegre (dia 7), num percurso de 1.100 KM, sendo 725km de trechos cronometrados.

A prova faz parte do Campeonato Sul-Americano de Carros (Codasur) além de ser a última etapa do Brasileiro de Rally Cross Country e do Sertões Series.

O retorno da família Sertões ao Rota Sul é também um presente aos fãs. Especialmente em um dos estados mais apaixonados pelo automobilismo do país.

O Sertões Series volta ao Sul no novo formato três dimensões. Com expedições de turismo e a presença do projeto social S.A.S. (Saúde e Alegria no Sertões) acompanhando a prova, cuidando das populações carentes do local e mostrando lugares que nem todos os gaúchos conhecem.

Contexto

O Sertões Series funciona como o campeonato brasileiro de provas off-road. O Sertões é a competição âncora da série, a única etapa de longa duração. A edição 2019 do Sertões Series, que se encerra com o Rota Sul, teve antes o Rally do Jalapão (Junho), o Sertões (Agosto) e o Rota Sul (Dezembro). O calendário 2020 do Series será divulgado na festa de premiação e encerramento do Rota Sul no dia 7 de dezembro. A principal diferença entre o Sertões e os outros ralis do Series é o tamanho. No maior rali das Américas a disputa dura oito dias e quase 5.000 km. Nas demais provas são três dias e cerca de 1.000km percorridos.

 

Rota Sul em três dimensões

Dimensão Esporte:  O Rota Sul será a etapa final do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Irá revelar os campeões de 2019. Será válido também como etapa do Sul-Americano de Rally para Carros e o encerramento do Series. A nova estrutura do Sertões Series, com várias etapas, permite aos pilotos, equipes e patrocinadores exposição de marca o ano inteiro. Viabiliza uma conexão de longo prazo entre o público, os pilotos e as marcas.

Dimensão Turismo:  A cada etapa do Sertões ou do Sertões Series, um novo tesouro turístico é apresentado ao público. Foi assim com o Jalapão e com os Cânyons do Piauí. Será assim também no Rota Sul. A festa turística começa em Pelotas, cidade anfitriã, conhecida como a capital brasileira dos doces. O Rota Sul mostra também a Lagoa dos Patos, a maior laguna da América Latina, passando pela Reserva do Taim antes de fazer a volta em Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do país. Aqueles que se inscreverem na Expedição Sertões Rota Sul poderão assistir a prova do “paddock extremo”, local privilegiado onde os competidores vão passar, além de ter a experiência de andar nos mesmos trechos da prova.

Dimensão Social: Além do atendimento às crianças da APAE e doação de óculos feito pelo S.A.S. – Saúde e Alegria no Sertões, o Programa Social tem uma ação especial para ser implantada durante o Rota Sul: o Projeto Florescer, que vai atender 200 famílias (aproximadamente mil pessoas) da comunidade do Rincão da Lagoa, na zona Sul de Porto Alegre, que serão beneficiadas com água potável de qualidade sem custos. O processo é feito através de um equipamento de ultrafiltração, de tecnologia francesa, com capacidade de produção de até 2m³/hora, que garante em uma só etapa a retenção de impurezas.

 

Público: O Rio Grande do Sul tem o público mais apaixonado pelo automobilismo do Brasil. Essa paixão se manifesta tanto no consumo de informações e notícias quanto na presença maciça em eventos. O melhor exemplo é o Rally de Erechim que costuma reunir mais de 30 mil torcedores em um final de semana.  Além dos torcedores locais, o Sertões Series atrai competidores do Brasil inteiro, empresários, profissionais liberais, todos formadores de opinião. O público das cidades por onde a prova passa também é audiência cativa. Nas redes sociais, o Sertões se conectou com 13 milhões de pessoas sendo que 700 mil fãs representam uma presença regular nas nossas ativações digitais. Durante a prova deste ano vamos produzir dois programas de TV por dia para o APP do Sertões que chegou a ter 5.000 acessos/hora nos momentos mais icônicos do Sertões 2019.

Panorama Esportivo

Carros – A vitória de Lucas Moraes no Sertões deste ano representa o surgimento de uma nova geração de campeões. Mesmo assim, o grande ídolo do Cross Country no Brasil ainda é Guiga Spinelli, pentacampeão do Sertões que voltou este ano ao maior rali das Américas com um protótipo Mitsubishi. O segundo nome no “ranking” dos carros é Christian Baumgart, tricampeão do Sertões, que divide com o irmão Marcos Baumgart uma das equipes mais poderosas do grid de carros. O crescimento dos “bugões” 4x2, fabricados no Brasil, em provas de curta duração completa o quadro de dúvidas que o Rota Sul deve resolver.

Motos – Também assistimos a uma “troca da guarda” nas Motos.  Só que neste caso o movimento acontece no ambiente da Honda, a equipe mais vitoriosa do Sertões. Tunico Maciel é o piloto do ano com a conquista do bicampeonato no Sertões. Busca a coroa do seu companheiro de equipe, Jean Azevedo, referência global e o maior campeão da história do Sertões.

UTVs – Nos UTVS o lema é um por todos e todos “contra” os Varela. A família Varela é uma das “celebridades” do mundo off-road. O pai, Reinaldo é campeão mundial e multi-vencedor em provas e campeonatos pelo Brasil e pelo mundo. Os três filhos (Rodrigo, Gabriel e Bruno) seguem na mesma toada com uma coleção de títulos importantes. Os quatro competem na mesma categoria e estão sempre numa disputa por vitórias e títulos. Os campeões do ano porém são os catarinenses Denísio Nascimento e Idali Bosse, vencedores, com amplos méritos,  do Sertões 2019.

 

Roteiro básico de cobertura:

Apresentação: Espaço da Vila Sertões, zona de boxe, onde ficam todos os carros e toda a estrutura logística da prova antes da largada. Ali a reportagem tem acesso a todos os pilotos, navegadores, equipes e organização.

A organização ajuda com: produção, credenciamento, apresentações e agenda de entrevistas.

Estúdio: A organização promete facilitar a presença de pilotos, navegadores e protagonistas no mundo do Sertões Series para entrevistas em estúdios das emissoras de rádio e TV antes e depois da prova.

Prova: Produziremos um vídeo-release diário com 5 minutos de high lights. Facilitamos o acesso aos vencedores de cada etapa e prestamos toda assistência para que a mídia tenha acesso seguro aos trechos icônicos das etapas especiais.

NOTA: POR QUESTÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DOS PROFISSIONAIS DE MÍDIA É EXPRESSAMENTE PROIBIDO O ACESSO AOS TRECHOS DE ESPECIAIS SEM ACOMPANHAMENTO DA ORGANIZAÇÃO

 

De Volta para o futuro

O Sertões tem um plano de quatro anos para se tornar o maior rali do mundo. Isso significa ser mais conhecido e mais badalado do que o mítico Dakar. É interessante notar como o Sertões vem se transformando para atingir o público global e como o Rota Sul faz parte dessa estratégia.

Em 2019, o Sertões lançou o conceito de evento em três dimensões. As especiais foram mais longas, 500 km em média, e a etapa Maratona (onde os competidores não contam com apoio mecânico), decidiu a prova. O Sertões Series ganhou forma com a volta do Rota Sul.

Em 2020, O Sertões vai largar de São Paulo para uma jornada até o Ceará. O Sertões Series ganha uma etapa em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

Em 2021 e 2022 – outras novidades virão: carros elétricos, a Vila Sertões eletrificada com energia renovável, novos destinos incríveis e ......o título de maior Rally do Mundo.

 

Vila Sertões

Com o tempo, 27 anos, o grupo de pilotos e equipes do Sertões foi ficando mais próximo até  se transformar numa grande família. Esse ambiente fica claro na Vila Sertões, a zona dos boxes. É interessante observar que as equipes grandes movem estruturas muito parecidas com a das equipes de Fórmula 1, incluindo os motor homes. Essa modernidade técnica convive com o ambiente de acampamento onde todos se conhecem e se ajudam. Os competidores sentem-se mais amigos do que rivais. O clima de festa na Vila Sertões é uma das grandes atrações das provas de Cross Country como o Rota Sul.

O Sertões

Na sua 27ª Edição, que terminou em Aquiraz no último dia 1 setembro, o Sertões trouxe muitas novidades. O rali projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O lado competitivo da prova evolui com novos desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O lado social, também conhecido pelo trabalho do S.A.S. (Saúde e Alegria nos Sertões), praticamente dobra a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa. Cidades remotas com população carente. Finalmente, a dimensão turística. O Sertões mostra lugares que pouca gente conhece e, agora, tem uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as “expedições Sertões” são agora uma opção de viagens aberta o ano inteiro.

 

Palavra do Diretor de Prova Du Sachs

“A prova mais bonita que já levantei em todos estes anos.  Terá muita areia, navegação intensa e paisagens paradisíacas pelo Sul do país.  No primeiro dia partimos de Pelotas, vamos até Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do país, e retornamos à Pelotas. O segundo dia será bem puxado tecnicamente. Os pilotos terão de madrugar para a travessia da balsa no Rio Grande. A especial passa por um trecho de reflorestamento com piso arenoso de alta e média velocidade. Também teremos navegação por GPS. A especial termina na Lagoa de Bacopari e deslocamento final até Porto Alegre”.

 

Dados do roteiro:

1º dia: DI 90km TE 428 DF 57km = total 576 km

2º. dia: DI 97km TE 297 DF 130 =  total 524 km

Total geral: 1.100km

 

 Programação*

*(atualizada com frequência)

5/12 – Quinta Feira - Pelotas

9hs - Abertura Vila Sertões (Visitas bem vindas)

Associação Rural de Pelotas – Av. Salgado Filho 603 – 667

9h/12h30 – Credenciamento imprensa

13h/18h30 – Vistorias técnicas

15h/16h – Briefing de Mídia - Vila Sertões

18h/19h – Briefing Geral Competidores

 

6/12 – Sexta Feira - Pelotas

06h00 – Largada primeira moto – Vila Sertões

07h00 – Largada da Especial primeira moto

20h00 – Briefing geral competidores (melhor oportunidade para entrevistas com vencedores do dia)

 

7/12 – Sábado – Pelotas

06h00 – Largada primeira moto – Vila Sertões

07h00 – Largada primeira moto – especial

13h00 – Chegada – Rampa em Porto Alegre

Anfiteatro Por do Sol – Av. Edvaldo Pereira Paiva S/N - Praia de Belas

20h00 – Festa de Premiação e divulgação do calendário 2020  - Batik Stories Bar – Rua Padre Chagas, 342 - Porto Alegre - RS

 

 

Fonte: Comunicação Sertões

Jornalistas responsáveis: Mario Andrada/Meg Cotrin

Imagens: Marcelo Machado de Andrade/Victor Eleutério/Doni Castilho

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!