Offline
Resultado inédito no Sertões: família Varela vence e conquista 3 primeiros lugares
28/08/2022 18:42 em RALLY

Foi na categoria UTV, que tem o maior grid do evento, com 84 carros. Reinaldo, 63 anos e 40 de rally, venceu a etapa deste sábado

 

Nos rallies do tipo Cross-Country, a exemplo do Dakar e do Sertões, devido às longas distâncias e dificuldades extremas, para cada dia há um pódio para o vencedor e melhores colocados. Em um trajeto neste sábado (27) de 370km muito elogiado pelos pilotos por sua fluidez e velocidade, a edição 2022 do Rally dos Sertões deu a largada para a corrida mais longa de sua história. Até o dia 10 de setembro, os competidores terão percorrido 7.261km, partindo de Foz do Iguaçu (PR) e terminando em Salinópolis (PA) – literalmente cruzando o Brasil em alta velocidade.

E o dia teve como grande destaque a equipe Can-Am Monster Energy, da família Varela, que em um grid numeroso e competitivo de 84 UTVs conquistou nada menos que os três primeiros lugares: a vitória ficou com a dupla Reinaldo Varela/Ari Fuiza, seguida por Rodrigo Varela/Matheus Mazzei e Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, que dominou o super prime de sexta-feira. Mais do que isso, todos os membros do time ficaram entre os seis melhores, considerando o sexto lugar da dupla Gabriel Varela/Daniel Spolidório, que retorna às competições após um ano sabático.

Emoção – Reinaldo, de 63 anos, completa em setembro 40 anos de uma carreira brilhante, com títulos como o tricampeonato mundial e a vitória no Dakar, entre vários outros. “O resultado de hoje foi sensacional se você considerar que se trata de uma das provas de maior nível de dificuldade do mundo. Estou até agora impactado por esse 1-2-3 do nosso time. Que trabalho sensacional”, disse o experiente piloto. Sobre os 370km do primeiro dia, Varela também elogiou.

“A especial teve 173km e o restante foi de deslocamentos. Foi uma especial muito rápida. Com muitos saltos, piso espetacular, digno de um rally de velocidade” avaliou o tricampeão mundial e campeão do Dakar. “Andamos bem forte e com constância. Esse é o ritmo que temos que manter ao logo da prova, porque tem muita gente forte este ano. Estamos todos meio embolados em termos de resultado. Mas ter nossos quatro carros entre os seis primeiros é um sinal de que a equipe fez um ótimo trabalho de preparação e que temos potencial para acompanhar os líderes até o final. Mas temos que cuidar bem dos carros porque essa corrida é muito longa e desgasta demais o equipamento. A manutenção técnica vai ser decisiva”, previu Reinaldo Varela.

Neste domingo o Sertões parte de Umurarama (PR), local da chegada de hoje, até a cidade de Presidente Prudente (SP), onde os competidores encerrarão o segundo dia de prova após uma jornada de 535km.

Confira os seis melhores entre os 84 UTVs inscritos:

1) Reinaldo Varela/Ari Fiuza, 2h21min24s

2) Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, a 0s23

3) Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, a 0s44

4) Fabio Pirondi/Marcelo Ritter, a 0s55

5) Christiano Batista/Robledo Nicoletti, a 1min44

6) Gabriel Varela/Daniel Spolidório, a 1min50s

 

Texto: Rodolpho Siqueira / Gabriel Lima

Imagens: José Mario Dias

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!